O espumante Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado 2017, assinado pelo enólogo Paulo Prior, foi distinguido com a medalha de Ouro no Concurso Vinho do Dão 2025 – Grande Prémio Eng. Alberto Vilhena.
Trata-se da distinção máxima da competição, organizada pela Câmara Municipal de Nelas no âmbito da 34.ª Feira do Vinho do Dão.
O prémio reforça a consistência da Casa de Santar Vinhos, que no ano anterior já havia conquistado o mesmo galardão com o espumante Vinha dos Amores Touriga Nacional 2017. A competição, dirigida tecnicamente pelo jornalista e crítico de vinhos Luís Lopes, avalia tintos, brancos, rosés e espumantes produzidos exclusivamente na região, com o objetivo de destacar a qualidade crescente dos vinhos do Dão.
Para Miguel Rodrigues, diretor comercial e de marketing da empresa, “este prémio reforça a nossa capacidade de produzir excelentes espumantes, ano após ano, surpreendendo críticos, provadores e clientes, e de superar o desafio de manter a consistência no que toca à qualidade. Ao mesmo tempo, eleva o potencial da Vinha dos Amores, uma das parcelas mais emblemáticas de toda a região, onde nascem os vinhos mais distintos da Casa de Santar Vinhos, continuadamente reconhecidos, em Portugal e além-fronteiras.”
O Casa de Santar Vinha dos Amores Espumante Encruzado 2017 é produzido pelo método clássico. De aspeto cristalino, com bolha fina e persistente, apresenta cor citrina com nuances douradas, aroma intenso e complexo, com notas de fruta de polpa amarela e toques tostados. Na boca é fresco, elegante e de longa persistência, ideal para acompanhar peixes, carnes brancas, sobremesas pouco condimentadas ou simplesmente para servir como aperitivo. O preço de venda recomendado é de 31,50 euros.