Na gala do Guia Michelin Espanha & Portugal foram anunciados os restaurantes que renovaram ou conquistaram as “Estrelas”.
Além disso, foi anunciado que Portugal irá receber a próxima edição da gala, já no próximo ano.
Portugal conta agora com 41 restaurantes distinguidos e para 2023 há novas entradas: o restaurante Encanto, o Kabuki Lisboa e o Kanazawa, em Lisboa, assim como o Euskalduna Studio e o Le Monument, no Porto. O Passos de Silgueiros – Mesa de Lemos, conquistou uma Estrela Verde.
“Este é um ano especial porque é a quinta vez que celebramos as duas estrelas. Cinco anos consecutivos com uma pandemia pelo meio demonstra bem que o ALMA é um restaurante com uma equipa coesa e que tem sempre vindo a evoluir. A cada ano que passa estamos melhores e esta nova renovação demonstra bem essa solidez”, comenta o chef Henrique Sá Pessoa, que este ano foi também considerado o 70.º melhor chef do Mundo nos The Best Chef Awards.
«É uma alegria receber uma estrela Michelin no ano em que abrimos, é um importante reconhecimento do trabalho que estamos a fazer. O Encanto oferece uma alta-cozinha vegetariana e é um espaço único em Lisboa. No Encanto tudo é pensado e executado com enorme detalhe e atenção, desde a escolha dos ingredientes, à criação dos pratos, ao empratamento, serviço e ambiente. A estrela Michelin é um prémio muito prestigiante a nível internacional. Esta atribuição reforça ainda mais a presença de Lisboa e de Portugal no mapa dos roteiros gastronómicos internacionais, o que nos deixa orgulhosos», afirma José Avillez, acerca da primeira Estrela para o seu restaurante mais recente.
«Agradeço ao Guia Michelin e a toda a extraordinária equipa do Encanto, em particular, ao chef de cozinha Diogo Formiga - a sua formação em Biologia Marinha e profundo respeito pela Natureza tem acrescentado muito valor a este nosso projeto. E deixo também um agradecimento especial ao chefe de sala Francisco Cunha, um mestre na arte de bem receber», acrescenta.
Situado no Largo de São Carlos, em Lisboa, o ENCANTO é um espaço encantado de alta-cozinha onde as estrelas são os vegetais. Com um menu de degustação único 100% vegetariano, com cerca de 12 momentos, no ENCANTO elogia-se o trabalho de pequenos produtores locais ou de proximidade e dá-se palco aos produtos sazonais.
“Voltar a ser distinguido pela estrela Michelin é um grande orgulho para mim e para toda a equipa, que trabalha diariamente para alcançar um maior nível de excelência, sempre com o objetivo maior de proporcionar aos nossos visitantes uma experiência única e inesquecível”, refere o chef Alexandre Silva., que viu o LOCO a renovar a estrela Michelin, conquistada pela primeira vez em 2015, apenas oito meses após a abertura do restaurante.
“A renovação da estrela Michelin é um símbolo da relevância que o AL SUD Palmares assume para o resort e para o posicionamento da gastronomia regional algarvia no mapa dos melhores restaurantes do Mundo. Para nós é duplamente um motivo de orgulho e um reforço do nosso compromisso para continuarmos a construir, a investir, a crescer e a surpreender, permanecendo fiéis e consistentes com o nosso conceito e valores originais”, comenta Alda Filipe, Diretora Regional da Kronos Homes, a propósito da renovação da estrela do AL SUD Palmares, o restaurante de fine dining do resort Palmares Ocean Living & Golf.
Henrique Sá Pessoa destaca ainda um “ano histórico para o nosso país”, com cinco novas estrelas e o anúncio de que Portugal contará com o seu próprio guia já a partir do próximo ano. Para o chef “ter o nosso próprio guia são boas notícias para o ALMA e para todos os restaurantes portugueses, pois demonstra que Portugal é um destino gastronómico cada vez mais destacado”.
A apoiar a gala tem estado também a Makro Portugal. Filipa Herédia, Head of Communication & Engagement, diz: “a gastronomia portuguesa está mais uma vez de parabéns. Temos uma enorme riqueza gastronómica e estes galardões elevam ainda mais o trabalho que tem sido feito por todos os profissionais da área. Vermos, cada vez mais, a restauração, chefs e equipas serem distinguidos a nível internacional é uma nota bastante positiva para o país. Contribuir para esta evolução tem sido também um enorme foco da makro Portugal, razão pela qual apoiamos iniciativas como esta que tem por objetivo valorizar este nosso património. Estamos também todos de parabéns e orgulhosos pela grande conquista que é termos, no próximo ano, uma Gala especialmente dedicada a Portugal”.
Para fazer a atribuição das Estrelas, todos os anos, os restaurantes dos dois países recebem visitas anónimas de uma equipa de especialistas que faz a sua avaliação com critérios específicos.
Confira, abaixo, a lista dos restaurantes distinguidos.
DUAS ESTRELAS MICHELIN 2023
- Albufeira – Vila Joya
- Funchal – Il Gallo d’Oro
- Leça da Palmeira – Casa de Chá da Boa Nova
- Lisboa – Alma
- Lisboa – Belcanto
- Porches – Ocean
- Vila Nova de Gaia – The Yeatman
UMA ESTRELA MICHELIN 2023
- Lisboa – Encanto
- Lisboa – Kabuki Lisboa
- Lisboa – Kanazawa
- Porto – Euskalduna Studio
- Porto – Le Monument
- Almancil – Gusto
- Amarante – Largo do Paço
- Bragança – G Pousada
- Funchal – William
- Guimarães – A Cozinha
- Lagoa – Bon Bon
- Lagos – Al Sud
- Lisboa – 100 Maneiras
- Lisboa – CURA
- Lisboa – Eleven
- Lisboa – Eneko Lisboa
- Lisboa – EPUR
- Lisboa – Feitoria
- Lisboa – Fifty Seconds
- Lisboa – Loco
- Passos de Silgueiros – Mesa de Lemos
- Portimão – Vista
- Porto – Antiqvvm
- Porto – Pedro Lemos
- Porto – Vila Foz
- Praia do Guincho – Fortaleza do Guincho
- Reguengos de Monsaraz – Esporão
- Sintra – Lab by Sergi Arola
- Sintra – Midori
- Tavira – A Ver Tavira
- Vila Nova de Cacela – Vistas Rui Silvestre
ESTRELAS VERDES MICHELIN 2023
- Passos de Silgueiros – Mesa de Lemos
- Funchal – Il Gallo d’Oro
- Reguengos de Monsaraz – Esporão