A Barcelona Wine Week (BWW) prepara-se para a sua sexta edição, que terá lugar de 2 a 4 de fevereiro de 2026, no recinto Montjuïc da Fira de Barcelona.
Com o espaço expositivo praticamente completo a oito meses do evento, estima-se a participação de cerca de 1.300 produtores de vinho de toda a Espanha, incluindo grandes marcas e pequenos produtores representando mais de 85 Denominações de Origem e outros selos de qualidade.
Dois pavilhões do recinto serão ocupados, num total de 10.100 m², para acolher a diversidade da produção vinícola espanhola. Entre os expositores já confirmados estão nomes como González Byass, Codorniu, Vallformosa, Marques del Atrio, Freixenet, Juvé & Camps, Grupo Osborne, Grandes Pagos de España, Araex, Parés Baltà, Otazu, Barbadillo e El Escocés Volante.
Javier Pagès, presidente do salão, sublinha a importância estratégica da feira: “A Barcelona Wine Week é o único evento de vinho espanhol criado com e para o setor. Num momento particularmente desafiante para esta indústria a nível internacional, queremos ser a plataforma que une esforços para gerar novas oportunidades de negócio e reforçar a competitividade das adegas espanholas de qualidade.”
A organização prevê a presença de cerca de mil grandes compradores nacionais dos setores da grande distribuição, comércio especializado e canal horeca, reforçando o papel do evento como ponto de encontro comercial. Alcampo, Lidl, Makro, HN Hotels, Eurostars, José Andrés Group, Vila Viniteca e Decántalo estiveram entre as empresas presentes na edição anterior.
Em termos internacionais, são esperados mais de 800 compradores estratégicos oriundos de mercados como Europa, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Suíça e China, além de países emergentes do Sudeste Asiático e do Mercosul. A organização estima mais de 13.500 reuniões de negócios agendadas e uma afluência superior a 26.000 visitantes profissionais, dos quais 20% internacionais.
O tema central da edição de 2026 será o legado humano do setor vitivinícola, com destaque para as grandes famílias produtoras e as novas gerações que assumem agora a liderança nas adegas. O programa de atividades abordará temas como novas oportunidades fora do mercado norte-americano, a aplicação da inteligência artificial nas adegas, a evolução da crítica especializada e a criação de experiências memoráveis na restauração com vinho como protagonista.
Uma das iniciativas em destaque será a prova comentada ‘10+1 mitos de Jerez’, conduzida pelo jornalista e sommelier Ramón Francàs. Tal como nas edições anteriores, o programa ‘BWW Likes the City’ irá promover experiências enoturísticas e culturais fora do recinto da feira, envolvendo espaços comerciais, culturais e de lazer da cidade de Barcelona.
Criada em 2020, a BWW conta com o apoio da Federação Espanhola do Vinho (FEV), do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação de Espanha, do ICEX, da CECRV, da Associação Vinícola Catalã (AVC), da OIVE e da banca cooperativa Cajamar.
Segundo dados do ICEX, as exportações de vinho espanhol em 2024 atingiram os 3.066,7 milhões de euros, o que representa um crescimento de 1,6% face ao ano anterior, equivalente a mais 49,4 milhões de euros.