A Seleção Nacional de Cozinha já está a caminho de Rimini, Itália, para representar Portugal no European Grand Prix 2025: Global Chefs Challenge – European Regional Semi-Finals.

Entre os dias 16 e 18 de fevereiro, os melhores chefs do país irão competir contra algumas das maiores promessas da gastronomia europeia, numa disputa de alto nível onde apenas os mais talentosos garantirão um lugar na final mundial em Gales, em 2026.

A Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP) selecionou duas duplas de elite para participar na competição. Na categoria The Global Chefs Challenge, os chefs André Serra e Randira Costa irão demonstrar técnica, criatividade e inovação num desafio onde cada prato será avaliado ao mais alto nível. Já na Global Vegan Chefs Challenge, as chefs Marta Nunes e Daniela Santos terão a missão de elevar a cozinha vegetal, apresentando pratos surpreendentes que desafiam os limites da gastronomia sustentável.

A competição Global Chefs Challenge culmina na grande final em Newport, País de Gales, onde 40 equipas disputarão o título em quatro categorias: The Global Chefs Challenge, Global Pastry Chefs Challenge, Global Vegan Chefs Challenge e Global Young Chefs Challenge. O país anfitrião tem um wild card garantido para cada uma das categorias, enquanto as restantes equipas precisam de assegurar a qualificação nas competições regionais. Apenas sete seleções europeias terão o privilégio de competir na final mundial, juntando-se aos qualificados dos IKA/Culinary Olympics 2024 para disputar o título de melhor do mundo.

A participação portuguesa conta com o apoio de patrocinadores como MAKRO PORTUGAL, UNILEVER FOOD SOLUTIONS, Xpepper e Seafood from Norway. A Seleção Nacional de Cozinha parte para Rimini com o objetivo de se destacar e levar Portugal à final mundial em 2026, mostrando ao mundo a sua paixão, técnica e inovação.