A Natixis em Portugal acaba de inaugurar a village Honolulu. O objetivo é proporcionar um ambiente inspirado na atmosfera tropical do Havai.
Concebida para proporcionar uma experiência de praia inédita, a Village de Honolulu é a segunda maior em dimensão do Centro de Excelência, no Porto, com aproximadamente 400 m² e capacidade para 80 pessoas.
Com diferentes ambientes – oceano subaquático, terrestre (montanha e floresta), flora e aves, surf e praia – a Village de Honolulu conta com um bar (copa) e oferece uma experiência sensorial completa, combinando elementos decorativos havaianos e cores suaves que estimulam a criatividade e a colaboração.
O novo espaço será especialmente valorizado pelas comunidades internas da Natixis, como Yoga e Dança, proporcionando um local privilegiado para a prática de atividades desportivas e de bem-estar. A área é adequada para atividades de teambuilding, apresentações e eventos de grande escala, destacando-se pela ausência de workstations tradicionais e pela sua atmosfera descontraída.
Além disso, a Village de Honolulu está equipada com balneários e cacifos, com três chuveiros em cada balneário (feminino e masculino), representando um novo benefício para os colaboradores. O espaço promove um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, incentivando a atividade física e a mobilidade sustentável, facilitando a utilização de bicicletas e trotinetes pelos colaboradores.
Este projeto é um exemplo do modelo de trabalho híbrido e flexível promovido pela Natixis, que consiste em oito dias de trabalho presencial por mês, com um encontro de equipa semanal, denominado Purple Day, conferindo um verdadeiro propósito às idas ao escritório.
“Desde 2022, temos liderado uma transformação no conceito de espaço de trabalho, com a criação das nossas Villages – ambientes que recriam cidades espalhadas pelos quatro continentes, potenciando a partilha, criatividade, inovação, agilidade e colaboração. Estes espaços ocupam, atualmente, três pisos e mais de 4.200 m², com capacidade para 510 colaboradores, e foram desenhados para oferecer uma experiência imersiva, utilizando a mais recente tecnologia para incorporar sons e cheiros característicos de cada cidade, tornando o ambiente de trabalho um verdadeiro exemplo dos escritórios do futuro. O lançamento da Village de Honolulu representa um marco importante na nossa jornada para criar ambientes de trabalho únicos, que unem a inspiração ao bem-estar”, afirma Etienne Huret, CEO da Natixis em Portugal.
O conceito foi inaugurado em 2022 e reforçado em 2023. A viagem começa na entrada do escritório, com a recriação do ambiente de um aeroporto, onde os colaboradores podem consultar a disponibilidade das Villages através de um painel de informação, semelhante ao que encontram na zona das partidas e chegadas de um aeroporto. Atualmente, nos três pisos dedicados, a Natixis em Portugal recria 12 cidades: Manaus, Santiago, Dakar, Paris, Porto, Mascate, Cidade do México, Shanghai, Tóquio, Londres, Bangalore e Brooklyn.