O restaurante OVEN, na Rua dos Fanqueiros em Lisboa, tem novidades na carta de sobremesas.
O chef Hari Chapagain criou quatro sobremesas, que resultam da mistura de influências orientais e ocidentais, quer nos sabores quer na apresentação.
Everest Lava é a simbiose entre macaron e kulfi de pistachio, rodeada por uma estrada de creme de leite com crumble de baunilha e frutos vermelhos, polvilhados com pedaços de laranja. Kulfi é uma sobremesa tradicional indiana pelo que este é um excelente “encontro” entre Ocidente e Oriente.
Devil´s Chocolate é, tal como o nome indica, uma sobremesa para os amantes do chocolate, com a textura estaladiça a cobrir gelado de pistachio e bolo de amêndoa salgada. No topo, uma coroa de creme diplomata com mousse mascarpone e baunilha caramelizada, convidam à primeira colherada.
Mango´s Passion é uma sobremesa onde se descobrem camadas de vários sabores, com destaque para a manga, que combina com pistachio e mousse de arroz sobre um pão-de-ló salgado.
Golden Stone é uma delicada sobremesa com um recheio que combina mousse de chocolate branco e queijo de ricota com Jalebi (doces da Índia). O toque final é dado por uma redução de frutas tropicais e coroa crocante de maracujá no topo.
A cozinha de autor era para Hari Chapagain apenas um sonho até há pouco tempo. Hari nasceu no Nepal, de onde saiu aos 23 anos rumo à Europa, ao encontro de oportunidades de trabalho, tendo vivido durante alguns anos entre Portugal e Espanha. Pôde entregar-se ao que mais gostava de fazer, cozinhar, experimentado novos práticos e técnicas, acrescentando assim várias aprendizagens, que lhe deram a experiência necessária para construir a sua carreira. Hari não hesita em afirmar que o seu restaurante é tão importante para si, como Portugal, onde o seu coração nunca deixou de estar, sendo Lisboa o local mais natural para abrir o OVEN.