O Super Bock Group, em parceria com a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), lançou uma campanha piloto que visa destacar os benefícios das embalagens reutilizáveis e sensibilizar consumidores e empresas para a sua utilização.

A iniciativa abrange cerca de 5 mil bares, cafés e restaurantes em Lisboa, Grândola, Porto e Setúbal, com planos de expansão em 2025.

Os estabelecimentos participantes estão identificados com selos que destacam a prática de utilização de embalagens reutilizáveis, como garrafas de vidro e barris. Além disso, foram desenvolvidos materiais informativos para consumidores e proprietários, explicando os benefícios ambientais, económicos e sociais destas alternativas. A campanha está alinhada com as metas nacionais e europeias de sustentabilidade, que exigem que 30% das embalagens no mercado sejam reutilizáveis até 2030.

As embalagens reutilizáveis, como os barris e as garrafas de vidro, oferecem vantagens como a redução de resíduos, custos operacionais mais baixos e conveniência na gestão dos estabelecimentos. Um barril de 50 litros, por exemplo, evita a geração de resíduos equivalentes a 200 copos de 250 ml. Atualmente, 85% do volume de cerveja do Super Bock Group no canal HORECA é consumido através destes formatos.

A campanha faz parte da estratégia de sustentabilidade do Super Bock Group, que promove a circularidade das embalagens e o reaproveitamento contínuo de materiais. Barris e garrafas de vidro reutilizáveis são exemplos desta filosofia, com uma durabilidade significativa: um barril pode durar várias décadas, enquanto uma garrafa de vidro reutilizável pode ser utilizada mais de 20 vezes.