Está a ser desenvolvido um jogo educativo móvel, pela ONTOP em conjunto com a APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil e financiado pela Novo Nordisk, que ficará disponível gratuitamente para smartphones iOS e Android até ao final do ano.
A ideia do projeto nasceu nos primeiros meses da pandemia da covid-19 em consequência do aumento de peso das crianças e jovens, principalmente durante os períodos de confinamento obrigatório.
Mário Silva, presidente da APCOI, revela que “a app desenhada à medida por especialistas combina várias técnicas de gamificação como realidade aumentada, geocaching e colecionismo para levar as famílias portuguesas a descobrir superalimentos escondidos e a acumular dicas nutricionais para ganhar prémios, criando oportunidades de aprendizagem e diversão dentro e fora de casa.”
Nuno Folhadela, CEO da ONTOP, recorda as brincadeiras de criança do tempo dos pais, como “colecionar cromos, jogar ao pião ou com tazos”, e descreve que a experiência desta app se trata de “adaptar essas sensações e diversão aos dias de hoje e, acima de tudo, às crianças de hoje. Estamos a desenvolver uma verdadeira caça ao tesouro por Portugal numa mistura tecnológica e criativa em realidade aumentada com a missão de promover um estilo de vida saudável e uma infância feliz.”
Helena Novais, Diretora de Public Affairs da Novo Nordisk Portugal refere que “colocar o digital ao serviço da saúde é uma estratégia crítica nos dias de hoje. Acreditamos que aliar o potencial das novas tecnologias com modelos de intervenção com resultados tão positivos como o projeto “Heróis da Fruta” será um contributo muito importante na prevenção do excesso de peso e obesidade infantil em Portugal, sendo um caminho que apoiamos com muito entusiasmo.”
A app é inspirada no programa escolar Heróis da Fruta que a APCOI promove nas escolas desde 2011 e cujo 10º aniversário se assinala já em outubro.